PHP 5.4.36 Released

sqlite_create_aggregate

(PHP 5 < 5.4.0, PECL sqlite >= 1.0.0)

sqlite_create_aggregateRegistra uma função agregada UDF para usar em SQLs

Descrição

bool sqlite_create_aggregate ( resource $dbhandle , string $function_name , mixed $step_func , mixed $finalize_func [, int $num_args ] )

sqlite_create_aggregate() é similar a sqlite_create_function() com a diferença que registra funções que podem ser usadas para calcular um resultado através de todas as linhas de uma query.

A diferença chave entre esta função e sqlite_create_function() é que duas funções são requeridas para gerenciar a agregada; step_func é executada para cada linha do conjunto de resultados. Sua função PHP deve acumular o resultado e guardar no contexto da agregação. Uma vez que todas as linhas tenham sido processadas, finalize_func será chamada e deve então pegar os dados do contexto de agregação e então retornar o resultado.

Exemplo #1 Exemplo de agregação

<?php
$data 
= array(
   
'one',
   
'two',
   
'three',
   
'four',
   
'five',
   
'six',
   
'seven',
   
'eight',
   
'nine',
   
'ten',
   );
$dbhandle sqlite_open(':memory:');
sqlite_query($dbhandle"CREATE TABLE strings(a)");
foreach (
$data as $str) {
    
$str sqlite_escape_string($str);
    
sqlite_query($dbhandle"INSERT INTO strings VALUES ('$str')");
}

function 
max_len_step(&$context$string
{
    if (
strlen($string) > $context) {
        
$context strlen($string);
    }
}

function 
max_len_finalize(&$context
{
    return 
$context;
}

sqlite_create_aggregate($dbhandle'max_len''max_len_step''max_len_finalize');

var_dump(sqlite_array_query($dbhandle'SELECT max_len(a) from strings'));

?>

Neste exemplo, nós estamos criando uma função agregada que irá calcular o tamanho da maior string de uma das colunas da tabela. Para cada linha, max_len_step é executada e passado o parâmetro context. O parâmetro contexto é igual a qualquer outra variavel PHP e pode guardar uma matriz ou um objeto. Neste exemplo, nós estamos usando simplesmente para guardar o tamanho da maior string que nós vimos até aqui, se string tiver um tamanho maior do que o máximo atual, nós atualizamos o contexto para guardar este novo tamanho máximo.

Depois que todas as linhas tiverem sido processadas, SQLite chama a função max_len_finalize para determinar o resultado agregado. Aqui você pode fazer algum tipo de calculo baseado nos dados encontrados em context. No nosso exemplo simples, nós já calculamos o resultado de acordo com o progresso da query, então nós precisamos apenas retornar o valor de contexto.

Nota:

O exemplo acima não irá funcionar corretamente se a coluna conter dados binários. De uma olhada na pagina do manual para a função sqlite_udf_decode_binary() para uma explicação do porque é assim, e um exemplo de como fazer respeitar a codificação binária.

Dica

NÃO é recomendado que você guarde uma copia dos valores no contexto e então processe no final, já que você pode fazer com que o SQLite use uma grande quantidade de memória para processar a query - pense quanta memória você vai necessitar se tiver um milhão de linhas, cada uma contendo uma string de 32 bytes de tamanho.

Dica

Você pode usar sqlite_create_function() e sqlite_create_aggregate() para sobrescrever as funções nativas de SQL do SQLite.

Veja também sqlite_create_function(), sqlite_udf_encode_binary() e sqlite_udf_decode_binary().

add a note add a note

User Contributed Notes

There are no user contributed notes for this page.
To Top