O que é PHP?

PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada e especialmente guarnecida para o desenvolvimento de aplicações Web embútivel dentro do HTML.

Ótimo, mas o que isso significa?

Exemplo #1 Um exemplo introdutório

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN"
  "http://www.w3.org/TR/html4/loose.dtd">
<html>
    <head>
        <title>Exemplo</title>
    </head>
    <body>

        <?php
        
echo "Olá, Eu sou um script PHP!";
        
?>

    </body>
</html>

Ao invés de muitos comandos para mostrar HTML (como visto em C ou Perl), páginas PHP contém HTML juntamente com códigos que fazem "alguma coisa" (neste caso, mostra "Olá, Eu sou um script PHP!") O código PHP é delimitado por tags iniciais e finais <?php e ?> que lhe permitem pular pra dentro e pra fora do "modo PHP".

O que distingui o PHP de algo como Javascript no lado do cliente é que o código é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado para o cliente. O cliente receberia os resultados da execução desse script, mas não saberia como é o código fonte. Você pode inclusive configurar seu servidor para processar todos os seus arquivos HTML como PHP, e então não haverá nenhum modo dos usuários descobrirem que se você usa essa linguagem ou não.

A melhor coisa em usar PHP está no fato de ele ser extremamente simples para um iniciante, mas oferece muitos recursos para o programador profissional. Não se preocupe em ler as longas listas de funções do PHP. Você pode pular essa parte (por enquanto) e começar a escrever scripts em poucas horas.

Apesar do desenvolvimento do PHP ser focado nos scripts do lado do servidor, você pode fazer muito mais com ele. Veja isso e leia mais na seção O que o PHP pode fazer?, ou diretamente no tutorial introdutório se você estiver interessado em programação web.

add a note add a note

User Contributed Notes 1 note

up
-668
Jonathan
7 months ago
In the german translation of the intro is false statement, which describes the implentation of PHP Code in HTML Code as embedding. Actually this is no embedding, because the code gets compiled at Server Side first, after that it is send to the Client, where it renders the page. Because there is no backflow to the code PHP Code itself, it is not embedded in the PHP Code.
To Top