A extensão PHP do FANN deve funcionar em todos os sistemas Linux.
Antes de iniciar a instalação deve-se garantir que a libfann está instalada no sistema. É parte do repositório principal na maioria das distribuições Linux (pesquise por fann). Será necessária uma versão de desenvolvedor.
Se não estiver instalada, é necessário instalá-la primeiro. Pode ser obtida da » página oficial ou do repositório da distribuição Linux. Por exemplo, no Fedora:
$ sudo yum install fann-devel
$ sudo apt-get install libfann-dev
Se a biblioteca precisar ser reinstalada manualmente, todos os arquivos antigos devem ser removidos antes da reinstalação caso contrário a versão antiga da biblioteca poderá ser usada na compilação.
Esta extensão está disponível na PECL. A instalação é muito simples. Apenas execute:
$ sudo pecl install fann
Para desenvolvedores e interessados nas últimas modificações, pode-se compilar o driver a partir da última versão do código-fonte no » Github. Vá ao Github e clique no botão "Download ZIP". Depois execute:
$ unzip php-fann-master.zip $ cd php-fann-master $ phpize $ ./configure $ make all $ sudo make install
Faça as seguintes alterações no php.ini:
Certifique-se que a veriável extension_dir esteja apontando para o diretório que contém o arquivo fann.so. A instalação mostrará onde está instalando o driver PHP com uma saída similar a:
Installing '/usr/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20060613/fann.so'
$ php -i | grep extension_dir extension_dir => /usr/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20060613 => /usr/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20060613
Para carregar a extensão na inicialização do PHP, adicione uma linha:
extension=fann.so