PHP 5.4.36 Released

História de projetos relacionado ao PHP

PEAR

» PEAR, a PHP Extension and Application Repository (originalmente, PHP Extension and Add-on Repository) é a base de classes PHP, e pode crescer no futuro para ser uma das formas chaves para distribuir extensões PHP entre os desenvolvedores.

PEAR nasceu em discussões de encontros realizados por desenvolvedores PHP (PDM) realizado em Janeiro de 2000 em Tel Aviv. Foi criado por Stig S. Bakken, e é dedicado à sua primeira filha, Malin Bakken.

Desde o início de 2000, PEAR cresceu para ser um grande e significante projeto com um grande número de desenvolvedores trabalhando em implementar funcionalidades comuns e reutilizáveis para benefício da comunidade PHP. PEAR hoje inclui uma ampla variedade de classes para acesso ao banco de dados, cache de conteúdo, cálculos matemáticos, eCommerce e muito mais.

Mais informações sobre PEAR podem ser encontradas » no manual.

Iniciativa de Garantia da Qualidade do PHP

O » PHP Quality Assurance Initiative foi criado no verão de 2000, em resposta para críticas que versões do PHP não estavam sendo suficientemente bem testados para o ambiente de produção. O time agora consiste de um grupo de desenvolvedores com um bom entendimento do código base do PHP. Esses desenvolvedores gastam muito de seu tempo localizando e corrigindo os bugs do PHP. Além de existir muitos outros membros do time que testam e fornecem feedback de suas correções usando uma ampla variedade de plataformas.

PHP-GTK

» PHP-GTK é a solução PHP para escrever aplicações GUI no lado do cliente. Andrei Zmievski nos recorda o processo de planejamento e criação:

Programação GUI foi sempre do meu interesse, e eu achei o Gtk+ um utilitário muito fácil, exceto que programar com ele em C é pouco tedioso. Depois de testemunhar aplicações PyGtk e GTK-Perl. Eu decidi ver se o PHP poderia fazer uma interface com Gtk+, mesmo que pequena. Iniciei em Agosto de 2000, quando comecei a ter um pouco mais de tempo livre, e iniciei os experimentos. Minha principal diretriz foi a implementação PyGtk pois possia recursos bastante completos e uma boa interface de orientação a objetos. James Henstridge, o autor de PyGtk, forneceu muitos conselhos úteis durante os estágios iniciais.

Escrever as interfaces para toda as funções Gtk+ ficou fora de questão, então eu aproveitei a ideia de gerar código, similar como o PyGtk tinha feito. O gerador de código é um programa PHP que lê um conjunto de arquivos .defs contendo as classes Gtk+, constantes, e informações de métodos e gera o código C que faz a interface com PHP. O que não pode ser gerado automaticamente pode ser escrito manualmente no arquivo .overrides.

Trabalhar em um gerador de código e sua infra-estrutura levou algum tempo, pois eu só podia gastar um pouco tempo em PHP-GTK durante o outono de 2000. Depois que mostrei o PHP-GTK para Frank Kromann, ele ficou interessado e começou ajudando-me com o gerador de código e em implementaçes de Win32. Quando nós escrevemos o primeiro programa Hello World e executamos, ficamos muito emocionados. Levou dois ou mais meses para começar o projeto em uma condição apresentável e a versão inicial foi lançada em 1 de Março de 2001. A história rapidamente chegou ao SlashDot.

Sentindo que PHP-GTK podia ser extensível, montei em separado uma lista de e-mail, um repositório CVS para isto e também um website gtk.php.net com a ajuda de Colin Viebrock. Também foi preciso montar a documentação e James Moore veio a ajudar com isto.

Desde seu lançamento, o PHP-GTK foi ganhando popularidae. Nós tivemos nosso próprio time de documentação, o manual continua melhorando, pessoas começaram a escrever extensões para o PHP-GTK, e mais aplicações foram feitas com ele.

add a note add a note

User Contributed Notes

There are no user contributed notes for this page.
To Top